Mídia e Marketing #205: Camila Hamaoui, presidente da Wieden+Kennedy SP
- Código embed
- 0
-
Siga o UOL no Siga no
UOL Economia
31/01/2025 16h23
As agências de publicidade precisam ser mais criativas para resolver os problemas do dia a dia das pessoas e para estar cada vez mais perto da cultura popular.
O programa Mídia e Marketing desta semana fala sobre isso com Camila Hamaoui, presidente da Wieden+Kennedy São Paulo, agência que atende companhias como Nike, Nubank, Betano e Ambev, entre outras - veja, acima, a entrevista completa.
Na entrevista extra desta semana, o papo é com André Foresti, fundador da Troublemakers, que fala sobre o conceito de 'inteligência ampliada'.
'Precisamos convidar as pessoas para uma reação, que una a inteligência humana com a artificial. Há um emburrecimento em todos os sentidos e as pessoas precisam reagir', diz Foresti.
Confira outros destaques do papo com Camila:
A publicidade sempre foi sobre encontrar verdades humanas e contar boas histórias. A campanha com Joey, de Friends, por exemplo, foi um super sucesso. As pessoas engajaram mesmo com uma campanha mais longa, com uma história que alegra, que emociona.
a partir de 6:42
As pessoas não buscam mais apenas comprar produtos, elas esperam mais das marcas. Isso faz com que as agências tenham que ser cada vez mais criativas. A gente vê isso com bons olhos, dá mais liberdade para as pessoas atuarem.
a partir de 7:55
Cultura popular
A cultura popular sempre vai ser muito relevante para a publicidade. Precisamos saber surfar essas ondas. A inteligência é entender os formatos para levar essas histórias para os consumidores.
a partir de 9:33
Campanhas bem-sucedidas são aquelas que furam as bolhas. Mas elas também têm que gerar resultado, precisamos que a mensagem seja passada. A grande pulverização de formatos que a gente tem hoje em dia requer mais trabalho, uma estratégia mais elaborada.
a partir de 12:00
Diversidade na publicidade
Estamos na 9ª edição dos Kennedys, um projeto de capacitação para jovens da periferia, que não teriam entrada no mundo da propaganda. A publicidade é uma bolha muito restrita. Diversidade é uma das ferramentas mais importantes para a gente ter uma comunicação relevante, contundente, na sociedade que vivemos.
a partir de 19:45
A indústria precisa ficar mais diversa. A diversidade é uma pauta inegociável. Se precisa de pontos de vista diferentes. Estamos sempre em contato com os líderes de outras agências para encaminhar as pessoas que participam do nosso programa.
a partir de 24:35
Mulheres presidentes nas agências
Eu prezo por equilíbrio. Isso que move a gente para a frente. Não tem uma fórmula certa, mas estamos em um momento muito bacana da indústria (com mais mulheres como presidentes das agências). Fico muito orgulhosa de estar dividindo estes momentos com mulheres como a Karina (Ribeiro), da VML, a Renata (Bokel) da WMcCcan e a Carol Boccia (da BETC Havas).
a partir de 26:00
Inteligência artificial
Sou uma grande otimista em relação às ferramentas de inteligência artificial. Vão deixar a gente melhor: vamos ser mais ágeis, vamos ter mais eficiência. Aqui, temos u
Código Embed
Copie o código embed: