! UOL Esporte - Copa do Mundo 2006
UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

EFE

EFE

Holanda de Rep (esq) e Cruyff revolucionou
a tática do futebol

FOTOS DA COPA DE 74

Começa uma nova era

O torneio de 1974, disputado na Alemanha Ocidental, marcou o início de uma nova era na história das Copas. A taça Jules Rimet não estava mais em jogo, pois ficou em definitivo com o Brasil, primeiro tricampeão mundial.

Em seu lugar, entrou a Copa do Mundo Fifa, troféu de 37 centímetros de altura feito em ouro maciço. Além disso, a nova taça não iria definitivamente para nenhum país. O campeão do mundo ficaria com o troféu por quatro anos, até o torneio seguinte, e depois receberia uma réplica menor.

A segunda mudança foi no comando da festa. Essa foi a primeira Copa com o brasileiro João Havelange presidindo a Fifa - o primeiro não-europeu a assumir o cargo máximo da entidade.

Mas foi dentro dos gramados que aconteceu a terceira e principal mudança. A Holanda, que não disputava uma Copa havia 36 anos (penúltimo lugar em 1938), ressurgiu com uma geração genial de jogadores e uma forma inovadora de jogar futebol.

A equipe holandesa ficou conhecida como a "Laranja Mecânica", em razão da cor de seu uniforme e da constante movimentação de seus atletas. O esquema idealizado pelo técnico Rinus Michels e comandado em campo pelo craque Johan Cruyff surpreendeu os adversários ainda presos às táticas tradicionais.

O "futebol total" eliminou o Brasil, então atual campeão, mas parou na grande final diante do futebol objetivo dos anfitriões. A Alemanha Ocidental tinha um elenco respeitável, com craques como o goleiro Wolfgang Overath e os atacantes Gerd Müller e Wolfgang Overath, todos regidos pelo "kaiser" Franz Beckenbauer.

A decisão colocou os donos da casa, que buscavam seu segundo título (vencera em 1954), contra os originais e imprevisíveis holandeses. Os visitantes ainda saíram na frente, mas prevaleceu a força e a tradição da Alemanha Ocidental, que venceu por 2 a 1 e conquistou o bicampeonato.

SELEÇÕES