UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Últimas Notícias

12/05/2006 - 13h42

Fifa rejeita oficialmente pedido de Angola por portugueses

Por Mark Gleeson
Da Reuters
Em Johanesburgo (África do Sul)

A Fifa confirmou nesta sexta-feira que a seleção de Angola não poderá contar com dois ex-jogadores das divisões de base de Portugal na Copa do Mundo da Alemanha, que começa no próximo mês.

Os angolanos haviam enviado um representante a Zurique na semana passada na tentativa de conseguir uma resposta sobre as situações de Chainho e Pedro Emanuel, ambos nascidos em Luanda mas que defenderam Portugal em divisões abaixo dos profissionais.

Um porta-voz da Fifa disse à Reuters que Angola não entrou com nenhum pedido formal pela liberação dos jogadores antes do Mundial.

"A Fifa analisou o pedido e informou a federação de Angola que, do ponto de vista da Fifa, uma mudança provavelmente seria rejeitada pelo Comitê de Situação dos Jogadores, já que os atletas estão com mais de 21 anos", afirmou o porta-voz.

Desde janeiro de 2004, jogadores com dupla cidadania ou nacionalidade que não fizeram partidas de seleção acima da categoria sub-23 podem defender a outra seleção desde que o pedido seja realizado antes de completar 21 anos.

Ofertas anteriores
O zagueiro do Porto Emanuel, de 31 anos, finalmente concordou em defender a seleção de Angola este ano depois de recusar várias ofertas do país onde nasceu.

Emanuel fez parte do time do Porto campeão da Copa da Uefa de 2003 e da Copa dos Campeões de 2004. A seleção de Angola sonha em contar com o jogador para levar experiência ao jovem time do técnico Luis Oliveira Gonçalves.

Chainho já defendeu a seleção portuguesa nas divisões de base e é meio-campo do Marítimo. Ele já defendeu o Porto e o clube grego Panathinaikos.

Na semana passada, o vice-presidente da Federação Angolana de Futebol, José Luis Prata, viajou para a sede da Fifa, na Suíça, para tentar a permissão para que os dois jogadores disputassem o Mundial.

Angola estréia no Grupo D da Copa do Mundo contra Portugal, em Colônia, no dia 11 de junho.

SELEÇÕES