UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Últimas Notícias

01/05/2006 - 13h34

Angola vai à Fifa pedir por jogadores que atuam em Portugal

Por Mark Gleeson
Da Reuters
Em Maseru (Lesoto)
A federação de Angola quer que a Fifa acelere o processo para que dois jogadores que já atuaram pelas seleções de base de Portugal, Pedro Emanuel e Chainho, recebam autorização para trocar de seleção a tempo de disputarem a Copa do Mundo da Alemanha.

O vice-presidente da Federação Angolana de Futebol, José Luis Prata, disse à Reuters que estava viajando para a sede da Fifa, na Suíça, nesta segunda-feira, para tentar a permissão para que os dois jogadores disputem o Mundial.

O zagueiro Emanuel, do Porto, ex-jogador da seleção portuguesa sub-21 e agora com 31 anos, finalmente concordou em jogar por Angola depois de ter rejeitado diversos outros convites para defender seu país de nascimento.

Já Chainho, também de 31 anos e nascido em Angola, já defendeu a seleção portuguesa nas divisões de base e é meio-campo do Marítimo. Ele já defendeu o Porto e o clube grego Panathinaikos.

Prata disse que Angola deseja uma intervenção particular do presidente da Fifa, Joseph Blatter. O país estréia na Copa do Mundo no dia 11 de junho, contra Portugal, pelo Grupo D.

Desde janeiro 2004, os jogadores com dupla cidadania, que nunca jogaram numa seleção acima da categoria sub-23, têm autorização para defender outro país.

Porém, os pedidos têm que ser feitos antes dos 21 anos, uma regra que acabaria com as esperanças de Emanuel e Chainho de defenderem Angola.

Emanuel fez parte do time do Porto campeão da Copa da Uefa de 2003 e da Copa dos Campeões de 2004. A seleção de Angola sonha em contar com o jogador para levar experiência ao jovem time do técnico Luis Oliveira Gonçalves.

SELEÇÕES