UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Sedes > 

Stuttgart

Stuttgart: capital do automóvel

Stuttgart é uma das cidades mais bem localizadas da Europa. Rodeada por colinas, florestas, bosques e vinhedos, é a capital do belo estado de Baden-Württemberg, no sudoeste alemão, fronteira com França e Suíça.

A cidade é bem antiga. No ano de 950, o Duque Liutolf da Suábia escolheu o vale cortado pelo rio Neckar para fundar seu "stuotgarten" - ou seja, uma fazenda de criação de cavalos. O vilarejo receberia, na metade do século 13, o título de cidade e o nome que tem até hoje: Stuttgart.

Desde a Idade Média, além do cultivo da uva, a cidade sempre mostrou sua vocação cultural. Instituições como o ginásio Eberhard Ludwig, fundado em 1686, e a universidade Hohe Karlsschule, que funcionou de 1775 a 1794, tornaram Stuttgart o grande centro da vida cultural alemã.

Mas foi no período da industrialização, com a fundação de importantes indústrias automobilísticas, que a cidade ganhou notoriedade e estabeleceu sua forte economia.

Stuttgart é sede das fábricas da Daimler-Chrysler (a mais antiga fábrica de automóveis, com mais de 100 anos), Porsche e Mercedes-Benz, além da Bosch, que produz peças e acessórios automobilísticos.

A cidade também é conhecida pelos excelentes vinhos que produz. Todo ano, no final de agosto, é celebrada a Festa do Vinho, onde vários tipos são generosamente servidos, como o famoso Trollinger.

A Festa da Cerveja, em setembro e outubro, concorre com o Oktoberfest de Munique como a mais popular e alegre da Alemanha.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Museus de Mercedes e Porsche: As duas fábricas de automóveis mantêm museus com entrada gratuita. O da Porsche é pequeno. O da Mercedes tem mais atrações, fica perto do estádio e foi reformulado para este ano de Copa.

Igreja Stiftskirche: fica na Schillerplatz. Foi construída por volta de 1170 e suas torres desiguais eram o símbolo da antiga Stuttgart.

Castelos: o senhorial Alte Schloss foi construído no século 10 para proteger um haras. Hoje, é um sultuoso palácio renascentista que abriga o Landesmuseum com uma coleção de objetos do século 16. Outros castelos são o Neue Schloss, em estilo barroco, o Königsbau, no estilo classicista tardio, e o Kunstgebäude.

Praça do Castelo: em frente ao Alte Schloss. É uma das praças mais bonitas da Europa e o ponto mais marcante da cidade.

Compras: ao longo do quilômetro correspondente à rua Königstrasse estão lojas, armazéns e butiques de grife.

Arte: o museu mais importante da cidade é a Galeria Nacional, onde estão obras de Rodin, Rembrandt, Cézanne, Picasso e Lichtenstein, entre outros.

Boemia: Bohnenviertel é um bairro central onde ficam tavernas de vinho, ourives, lojas de antigüidades e butiques.

Zoológico: o Wilhelma é o maior jardim zoológico botânico da Europa.

Telão oficial da Copa: ficará na Schlossplatz, no centro da cidade.
   

SELEÇÕES

Fundação:
950
Estado:
Baden-Württemberg
(região Sudoeste)
Área:
207,3 km²
População:
591 mil
(pouco menor que Contagem-MG)
Temperatura Média (Junho - Julho):
18,4ºC
(Máx.: 23,9ºC)
Principal clube de futebol:
- VfB Stuttgart
(4 títulos alemães)

Ídolos históricos:
Klinsmann (campeão em 1990), Buchwald (campeão em 1990), Hansi Müller (meia em 1978/82)
Passagens da Seleção Brasileira:
- 1968:
1 x 2 Alemanha Ocidental
(amistoso)

- 1981:
2 x 1 Alemanha Ocidental
(amistoso)

- 1998 2 x 1 Alemanha
(amistoso)