UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Sedes > 

Nuremberg

Nuremberg: história preservada

Nuremberg foi uma das cidades alemãs mais marcadas pelo nazismo. Mas não esconde essa parte de sua história. Pelo contrário: preserva locais e memórias daquele período terrível como forma de alerta para que ele não se repita.

Localizada no estado de Baviera, Nuremberg foi pioneira em implementar as Leis Raciais contra judeus e eslavos, em 1935. Era considerada por Hitler um símbolo das tradições da Alemanha.

Por isso, a cidade sediou congressos imperiais nazistas, onde os membros do partido presenciavam os desfiles de exaltação ao regime.

Logo que tomou o poder em 1933, Adolf Hitler deu a Nuremberg o status de Cidade das Concentrações do Partido Nacional-Socialista e pediu que o arquiteto Albert Speer projetasse o Recinto de Concentrações do Reich, perto do estádio Franken-Stadion.

A área aberta, que reunia multidões de mais de 100 mil pessoas, era usada para os principais comícios nazistas e também para a decolagem dos lendários dirigíveis Zeppelin.

Hoje, o Recinto é aberto à visitação e, ao lado de seus muros, há até uma rampa de skate, algo impensável nos tempos em que os nazistas faziam suas solenidades com disciplina rígida.

O palanque central, feito de pedra, tinha uma enorme suástica no topo, que foi explodida pelo exército americano no final da 2ª Guerra Mundial.

Outro episódio histórico foi o Tribunal de Nuremberg, que durou oito meses em 1946 e 1947. Juristas dos países aliados julgaram 23 membros do Partido Nazista por crimes de guerra e contra a humanidade. Sete deles foram sentenciados à morte.

Apesar desse passado sombrio, Nuremberg, hoje com 500 mil habitantes, também é conhecida por sua cultura e paixão pelo esporte.

Há 114 clubes de futebol em atividade no distrito de Nuremberg-Fürth, incluindo o SpVgg Greuther Fürth, três vezes campeão alemão no passado (atualmente, disputa a segunda divisão da Bundesliga).

Mas a grande atração da cidade é o 1.FC Nuremberg, time mais vezes campeão alemão na primeira metade do século 20 (quando o Bayern de Munique era um time pequeno).

Atualmente, a cidade passa por um processo de transformação industrial em um centro de serviços tecnológicos. Nela ficam instalações da multinacional eletrônica Siemens e da Faber-Castell. Nuremberg também é um importante pólo de feiras comerciais.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Igrejas: impressionantes obras de arte da época áurea da cidade. Merecem destaque as de St. Sebaldus, Frauenkirche e St. Lorenz.

Museus curiosos: o Museu dos Brinquedos exibe brinquedos de madeira, eletrônicos e bonecas desde a antigüidade até o presente. O Museu de Comunicação tem uma coleção de 2.000 selos de todo o mundo. Já no Museu do Trem é possível encontrar uma réplica do primeiro trem alemão, fabricado em 1835.

Castelo Medieval Imperial: imenso castelo no centro histórico, rodeado por um muro de 5 km de comprimento e um total de 80 torres.

Schöne Brunnen: chafariz com um misterioso anel da sorte fundido na grade. Localizado no Mercado de Nuremberg, o principal da cidade.

Pátio dos Artesãos (Handwerkerhof): o visitante pode admirar artesanatos tradicionais desde pintura em vidro e fundição de estanho até os retoques finais em artigos de couro.

Centro de Documentação dos Congressos do Partido Nazista: o mais novo museu da cidade mostra a época do domínio nazista em Nuremberg e como esse fato é atualmente visto e tratado

Museu Germânico Nacional (Germanisches Nationalmuseum): tem a mais importante coleção de arte e história da cultura das regiões de língua alemã, com 1,2 milhões de objetos e a obra "Rua dos Direitos Humanos" por Dani Karavan.

Telão oficial da Copa: será na Volksfestplatz, próxima ao Frankenstadion.
   

SELEÇÕES

Fundação:
1050
Estado:
Baviera (região Sul)
Área:
186,4 km²
População:
493 mil
(pouco maior que Londrina-PR)
Temperatura Média (Junho - Julho):
18,3ºC
(Máx.: 24,7ºC)
Principal clube de futebol:
- 1.FC Nuremberg
(9 títulos alemães)

Ídolos históricos:
Morlock (campeão em 1954), Köpke (campeão em 1990)
Passagens da Seleção Brasileira:
- 2005:
3 x 2 Alemanha
(Copa das Confederações)