CIDADE | ESTÁDIO | JOGOS | SERVIÇOS |
Nuremberg foi uma das cidades alemãs mais marcadas pelo nazismo. Mas não esconde essa parte de sua história. Pelo contrário: preserva locais e memórias daquele período terrível como forma de alerta para que ele não se repita.
Localizada no estado de Baviera, Nuremberg foi pioneira em implementar as Leis Raciais contra judeus e eslavos, em 1935. Era considerada por Hitler um símbolo das tradições da Alemanha.
Por isso, a cidade sediou congressos imperiais nazistas, onde os membros do partido presenciavam os desfiles de exaltação ao regime.
Logo que tomou o poder em 1933, Adolf Hitler deu a Nuremberg o status de Cidade das Concentrações do Partido Nacional-Socialista e pediu que o arquiteto Albert Speer projetasse o Recinto de Concentrações do Reich, perto do estádio Franken-Stadion.
A área aberta, que reunia multidões de mais de 100 mil pessoas, era usada para os principais comícios nazistas e também para a decolagem dos lendários dirigíveis Zeppelin.
Hoje, o Recinto é aberto à visitação e, ao lado de seus muros, há até uma rampa de skate, algo impensável nos tempos em que os nazistas faziam suas solenidades com disciplina rígida.
O palanque central, feito de pedra, tinha uma enorme suástica no topo, que foi explodida pelo exército americano no final da 2ª Guerra Mundial.
Outro episódio histórico foi o Tribunal de Nuremberg, que durou oito meses em 1946 e 1947. Juristas dos países aliados julgaram 23 membros do Partido Nazista por crimes de guerra e contra a humanidade. Sete deles foram sentenciados à morte.
Apesar desse passado sombrio, Nuremberg, hoje com 500 mil habitantes, também é conhecida por sua cultura e paixão pelo esporte.
Há 114 clubes de futebol em atividade no distrito de Nuremberg-Fürth, incluindo o SpVgg Greuther Fürth, três vezes campeão alemão no passado (atualmente, disputa a segunda divisão da Bundesliga).
Mas a grande atração da cidade é o 1.FC Nuremberg, time mais vezes campeão alemão na primeira metade do século 20 (quando o Bayern de Munique era um time pequeno).
Atualmente, a cidade passa por um processo de transformação industrial em um centro de serviços tecnológicos. Nela ficam instalações da multinacional eletrônica Siemens e da Faber-Castell. Nuremberg também é um importante pólo de feiras comerciais.
SELEÇÕES