UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Sedes > 

Kaiserslautern

Kaiserslautern: futebol, vinho e americanos

Kaiserslautern é a menor de todas as sedes da Copa, com cerca de 100 mil habitantes (população semelhante à da cidade brasileira de Corumbá, no Mato Grosso do Sul).

É conhecida como cidade universitária repleta de bares, capital futebolística do sudoeste da Alemanha, central de bases militares dos EUA e coração cultural do estado de Renânia-Palatinado.

Os primeiros registros históricos são do ano de 830 e se referem ao povoado de Lutra. Em 1152, o imperador Frederico 1º, conhecido como Barba-Roxa, construiu seu palácio e passou a controlar a rota comercial que passava pelo local.

A partir daí é que a cidade passou a chamar-se Kaiserslautern. Uma junção de "Kaiser" (imperador) e "lautern", que vem do rio Lauter (que hoje, todo canalizado, corre por baixo da cidade).

Presença estrangeira é algo que Kaiserslautern conhece muito. Primeiro, existiu uma forte comunidade francesa até meados do século 20. A cidade pertenceu à França sob o domínio de Napoleão e ficou sob controle francês após a Primeira Guerra Mundial.

Já nos últimos 60 anos, a região acolhe a maior população norte-americana fora dos EUA.

Logo após a 2ª Guerra Mundial, a região se transformou em central de bases militares dos EUA. Uma delas, a de Ramstein, é a maior fora do território americano (e inspirou o nome de uma banda de metal alemã).

Com cerca de 55 mil soldados e famílias dos EUA, Kaiserslautern ganhou o apelido de "K-Town" (Cidade K). Sua vida noturna gira muito em torno de bares à moda americana.

A região é uma das grandes produtoras de vinho do país e tem a reputação de ser "a Toscana da Alemanha". Com suas abundantes plantações de uva, possui vinícolas com mais de cem anos de tradição na produção de vinhos finos.

Já a tradição no futebol contribuiu para que Kaiserslautern fosse escolhida como cidade-sede da Copa. O clube local 1.FC Kaiserslautern foi muito forte nos anos 50 e serviu de base para a seleção alemã campeã da Copa de 1954.

O capitão daquela equipe era o venerado Fritz Walter, maior ídolo do Kaiserslautern, que deu seu nome ao estádio da cidade em 1985.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Floresta do Palatinado: a maior floresta contínua da Alemanha, com área de 180 mil hectares.

Palácio Imperial: com passagens secretas e arquitetura do século 12, o castelo do imperador Barbarossa é aberto para visitações.

Igreja Escola: a mais importante igreja do estilo neogótico do sudoeste da Alemanha.

Sankt Martinsplatz: praça central, remonta ao século 14, com a Igreja de São Martinho.

Kaiserbrunnen: a "Fonte do Imperador", do artista Gernot Rumpf, feita de bronze.

Museu da Caneca de Cerveja: possui cervo de 500 peças reunidas desde o século 19.

Jardim Japonês: maior jardim em estilo oriental da Europa.

Gartenschau: uma espécie de "parque dos dinossauros", com réplicas dos animais pré-históricos, exposições de flores e jardins.

Telão oficial da Copa: ficará na Stiftsplatz, no centro da cidade.
   

SELEÇÕES

Fundação:
830
Estado:
Renânia-Palatinado
(região Sudoeste)
Área:
139,7 km²
População:
100 mil
(do tamanho de Corumbá-MS)
Temperatura Média (Junho - Julho):
18,4ºC
(Máx.: 25,1ºC)
Principal clube de futebol:
- 1.FC Kaiserslautern
(4 títulos alemães)

Ídolos históricos:
Fritz Walter (capitão em 1954), Ottmar Walter, Eckel (campeões em 1954), Brehme (campeão em 1990)
Passagens da Seleção Brasileira:
- Nenhuma partida na história