UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Sedes > 

Gelsenkirchen

Gelsenkirchen: do carvão à energia solar

Cidade industrial no vale do Ruhr, no coração do estado da Renânia do Norte-Vestfália, Gelsenkirchen existe desde a Idade Média, mas era um lugarejo minúsculo com menos de 800 habitantes até a primeira metade do século 19.

A fase da industrialização começou em 1853 e Gelsenkirchen se desenvolveu com rapidez. Sua grande riqueza era a exploração do carvão mineral, que lhe rendeu o apelido de "cidade dos mil fogos".

A época seguinte foi marcada pela indústria siderúrgica, o que tornou Gelsenkirchen alvo das forças aliadas durante a Segunda Guerra. Nos anos 1960, a decadência da mineração provocou grande abalo na economia local.

Minas e indústrias foram desativadas. Muitas pessoas deixaram a cidade. A população, que chegou a ser de 380 mil habitantes em 1961, caiu e atualmente está em 278 mil.

Mas Gelsenkirchen soube se reinventar. Tornou-se o centro nacional de pesquisa no campo de energia solar e desenvolveu uma política agressiva de atração de investidores e turistas. Minas e galpões desativados viraram cenário de eventos culturais. Assim, a cidade vai ganhando uma nova cara.

No entanto, acima do carvão mineral e da tecnologia solar está a paixão pelo esporte, principalmente o futebol. O clube local Schalke 04 é dono da torcida mais fanática do país, embora não seja campeão nacional desde 1958.

Graças à paixão de sua torcida operária, o clube construiu no século 21 o Veltins-Arena, o estádio mais moderno da Europa. Nele aconteceu a final da Liga dos Campeões da Europa em 2004, quando o Porto venceu o Monaco.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Castelos: graças à Idade Média, Gelsenkirchen possui uma verdadeira coleção. Os mais importantes são o Wasserburg (do século 14), o Schloss Berge (o mais antigo, erguido em 1248) e o restaurado palácio Horst, do século 13.

Área verde: cerca de um terço de "Gelsen" (como é carinhosamente chamada), é coberta por área verde. São campos, florestas, bosques e parques enormes, como o Nordsternpark e o Nienhausen Revierpark.

Cultura: nenhuma região da Europa tem tamanha concentração de teatros e museus quanto o vale do Ruhr. Para quem curte balé, ópera e teatro, uma boa dica é o MiR (Musiktheater im Revier), onde acontecem os maiores espetáculos do gênero.

Esportes: há vários centros de condicionamento físico. Destaca-se o Sport-Paradies (Paraíso dos Esportes), no qual sócios e visitantes podem praticar esportes na água e no gelo.

Movie World: parque temático nas imediações da cidade. Bom programa para fanáticos pelos personagens de desenhos da Warner Bros.

Telão oficial da Copa: ficará no Glückauf-Kampfbahn, o antigo estádio do Schalke 04 que foi utilizado na Copa de 1974.
   

SELEÇÕES

Fundação:
1147
Estado:
Renânia do Norte-Vestfália
(região Oeste)
Área:
104,8 km²
População:
271 mil
(pouco menor que Santarém-PA)
Temperatura Média (Junho - Julho):
17ºC
(Máx.: 20°C)
Principal clube de futebol:
- Schalke 04
(7 títulos alemães)

Ídolos históricos:
Klaus Fischer (atacante em 1978/82), Olaf Thon (campeão em 1990)
Passagens da Seleção Brasileira:
- 1974:
3 x 0 Zaire
(Copa do Mundo)