CIDADE | ESTÁDIO | JOGOS | SERVIÇOS |
Cidade industrial no vale do Ruhr, no coração do estado da Renânia do Norte-Vestfália, Gelsenkirchen existe desde a Idade Média, mas era um lugarejo minúsculo com menos de 800 habitantes até a primeira metade do século 19.
A fase da industrialização começou em 1853 e Gelsenkirchen se desenvolveu com rapidez. Sua grande riqueza era a exploração do carvão mineral, que lhe rendeu o apelido de "cidade dos mil fogos".
A época seguinte foi marcada pela indústria siderúrgica, o que tornou Gelsenkirchen alvo das forças aliadas durante a Segunda Guerra. Nos anos 1960, a decadência da mineração provocou grande abalo na economia local.
Minas e indústrias foram desativadas. Muitas pessoas deixaram a cidade. A população, que chegou a ser de 380 mil habitantes em 1961, caiu e atualmente está em 278 mil.
Mas Gelsenkirchen soube se reinventar. Tornou-se o centro nacional de pesquisa no campo de energia solar e desenvolveu uma política agressiva de atração de investidores e turistas. Minas e galpões desativados viraram cenário de eventos culturais. Assim, a cidade vai ganhando uma nova cara.
No entanto, acima do carvão mineral e da tecnologia solar está a paixão pelo esporte, principalmente o futebol. O clube local Schalke 04 é dono da torcida mais fanática do país, embora não seja campeão nacional desde 1958.
Graças à paixão de sua torcida operária, o clube construiu no século 21 o Veltins-Arena, o estádio mais moderno da Europa. Nele aconteceu a final da Liga dos Campeões da Europa em 2004, quando o Porto venceu o Monaco.
SELEÇÕES