UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Sedes > 

Frankfurt

Frankfurt: a mini-Nova York alemã

Banhado pelo rio Meno (Main em alemão), o segundo maior centro financeiro da Europa (depois de Londres) é chamado na Alemanha de Frankfurt am Main para não ser confundido com outro município Frankfurt no leste do país.

Com modernos arranha-céus, ambiente cosmopolita, variedade do comércio e forte vida cultural, ganhou o apelido de "Mainhattan", um trocadilho com o nome do rio e Nova York. Ganhou também o apelido de "Bankfurt", por ser sede de aproximadamente 370 bancos.

Sua importância começou em 855, quando a cidade sediou sua primeira eleição real. Nada menos que 36 reis foram eleitos e dez imperadores germânicos foram coroados aqui entre 855 e 1792.

Entre 1815 e 1866, Frankfurt foi o centro da unificação alemã como o ponto de reunião da Assembléia da União permanente.

Em fevereiro de 1848, os democratas alemães exigiram uma Assembléia Nacional constituinte. Em 18 de maio de 1848, delegados de todos os países germânicos inauguraram o primeiro Parlamento Alemão eleito por voto direto em Paulskirche (Igreja de São Paulo).

Nos anos seguintes, com o Império Alemão unificado sob liderança do reino da Prússia, Frankfurt cresceu para se tornar uma grande cidade moderna.

A cidade foi o centro da vanguarda cultural e científica. Até hoje, as idéias de alguns teóricos do que ficou conhecido como "Escola de Frankfurt" na década de 1930, como Theodor W. Adorno e Walter Benjamin, dão sustentação a teses acadêmicas ao redor do mundo.

Mas o cidadão mais famoso de Frankfurt nasceu em 1749: o escritor Johann Wolfgang von Goethe, cuja casa hoje é um museu (Goethehaus).

Metrópole econômica e financeira internacional, é sede do Banco Central Europeu desde 1998. Quase um terço de seus 650 mil habitantes são profissionais estrangeiros, sem passaporte alemão. A imigração de pessoas de países de todo o mundo define o caráter internacional e multicultural de Frankfurt.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Casa de Goethe (Goethehaus): a casa onde viveu o maior escritor alemão, autor de "Fausto" e "A Nova Melusina", abriga um museu. Em exibição, o quarto com sua escrivaninha; desenhos feitos por ele na infância; a sala de música; quadros de artistas de Frankfurt e objetos pessoais.

Catedral Imperial: local da coroação de reis alemães entre os séculos 9 e 18.

Jardim Antigo: contém escavações romanas do séc. 1º depois de Cristo.

Igreja de São Paulo (Paulskirche): em 1848, foi sede do primeiro parlamento alemão eleito democraticamente.

Ópera Antiga de Frankfurt: centro de concertos e congressos de atividades culturais.

Museus às margens do rio Main: Frankfurt possui cerca de 60 museus. Na década de 1980, 14 deles foram concentrados às margens do rio Meno formando o chamado Museum Embankment (aterro de museus).

Telão oficial da Copa: ficará no rio Meno, perto da região de Sachsenhausen.
   

SELEÇÕES

Fundação:
794
Estado:
Hessen (região Centro-Oeste)
Área:
248,3 km²
População:
652 mil
(pouco menor que João Pessoa)
Temperatura Média (Junho - Julho):
19,8ºC
(Máx.: 26,2ºC)
Principal clube de futebol:
- Eintracht Frankfurt
(1 título alemão, 1 vice europeu)

Ídolos históricos:
Grabowski (campeão em 1974)
Passagens da Seleção Brasileira:
- 1974:
0 x 0 Iugoslávia
(Copa do Mundo)

- 1974:
0 x 0 Escócia
(Copa do Mundo)

- 1986:
0 x 2 Alemanha Ocidental
(amistoso)

- 2005:
4 x 1 Argentina
(Copa das Confederações)