UOL Esporte - Copa 2006UOL Esporte - Copa 2006
UOL BUSCA

Sedes > 

Colônia

Colônia: metrópole "brasileira"

Colônia é a cidade mais brasileira da Alemanha. Aproximadamente 6.000 brasileiros (na maioria, estudantes) moram nela. Durante a Copa, o número deve dobrar: das dez mil reservas feitas por brasileiros na Alemanha, metade é para estadia em Colônia.

Além disso, Angola e Portugal jogam em Colônia na primeira fase. Por isso, agentes e guias vêm sendo treinados para atender turistas em português.

Fundada pelos romanos há quase 2.000 anos, é a cidade mais antiga e a quarta maior da Alemanha, com um milhão de habitantes.

Seu principal cartão postal é a Catedral de Colônia, a maior igreja alemã em estilo gótico, cuja construção demorou 630 anos. Considerada patrimônio cultural da humanidade pela Unesco desde 1996, recebe cerca de seis milhões de visitantes por ano.

Perto do tempo para a construção desse templo, a cidade foi bem rápida em sua reconstrução depois da Segunda Guerra Mundial. Quase totalmente destruída (a Catedral escapou ilesa por algum milagre), Colônia se reergueu para ser um dos pólos culturais alemães, com a maior faculdade de música da Europa, 36 museus e 110 galerias de arte.

Entre as construções mais proeminentes, destacam-se os prédios construídos no estilo germânico que enfeitam o centro da cidade. Elegante, Colônia costuma abrigar importantes conferências e convenções internacionais, além de festivais de ampla repercussão.

Capital da mídia alemã, possui oito canais de TV, mais de 40 estúdios e 600 produtoras de filmes para cinema e TV, 170 gravadoras de música e 90 estúdios de gravação com alta tecnologia.

Também não faltam opções para comer e beber: são aproximadamente 3.000 mil bares, restaurantes e cervejarias, a maior proporção entre habitante e estabelecimentos na Alemanha.

Colônia também tem a fama de cidade mais alegre e liberal do país. Famoso em toda a Europa, seu Carnaval é chamado de "quinta estação do ano".

Os festejos já começam em novembro e atingem o auge na mesma data em que a festa acontece no Brasil. Na véspera da Terça-feira Gorda, 1,5 milhão de pessoas (ou seja, 500 mil pessoas a mais que a população da cidade) assiste ao desfile de carros alegóricos.

Por ter a maior população homossexual do país, Colônia também é conhecida com a "San Francisco alemã". O Christopher Street Day, festival gay que acontece em julho, leva milhares de pessoas às ruas.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS
Catedral de Colônia: cartão postal da cidade, um dos mais belos e importantes monumentos góticos da Europa. Além da beleza de seus altares e vitrais, é possível ter contato com relíquias que seriam dos três reis magos, aqueles que teriam, segundo a Bíblia, visitado o recém-nascido Jesus Cristo em seu berço em Belém.

Museu Romano Germânico (Römisch-Germanisches Museum): um dos mais importantes da cidade, e abriga diversos objetos remanescentes do período em que Colônia era ocupada pelos romanos, tais como cerâmicas e jóias utilizadas por seus primeiros habitantes.

Museu do Chocolate (Imhoff-Stollwerck Museum): numa área de 2.000 m², conta a história da evolução do chocolate. A degustação faz parte do passeio.

Passeio pelo rio Reno: pode ser feito em pequenas gôndolas coloridas que cruzam o rio ou de teleférico, com ponto de partida no zoológico da cidade.

Telão oficial da Copa: ficará em Heumarkt, na Cidade Velha (Altstadt), perto da estação central de trem.
   

SELEÇÕES

Fundação:
50
Estado:
Renânia do Norte-Vestfália
(região Oeste)
Área:
405 km²
População:
1,02 milhão
(pouco menor que Campinas-SP)
Temperatura Média (Junho - Julho):
18,4ºC
(Máx: 24°C)
Principal clube de futebol:
- Colônia (1.FC Köln)
(3 títulos alemães)

Ídolos históricos:
Schäfer (campeão em 1954), Overath (campeão em 1974), Schumacher (goleiro em 1982/86), Littbarski (campeão em 1990)
Passagens da Seleção Brasileira:
- 1993:
1 x 2 Alemanha
(amistoso)

- 2005:
2 x 2 Japão
(Copa das Confederações)